Método mais eficiente e viável desenvolvido pela Cool Seed é o futuro da secagem de café.
Após dez anos de pesquisa, desenvolvimento e testes a Cool Seed desenvolveu um sistema de secagem, alternativo aos terreiros, eficiente e viável técnica e economicamente.
O Brasil é o maior produtor mundial de café e o manejo da lavoura até a colheita experimentou um avanço incrível nas últimas décadas.
O setor de pós colheita provavelmente não recebeu a mesma atenção e investimento, o que se reflete nos problemas de descompasso entre uma etapa e outra do processo produtivo.
Assim sendo, a escala de produção exige o uso de grandes extensões de terreiros, com todos os custos operacionais e riscos à qualidade do produto que isto representa.
Felizmente a tecnologia de pós colheita vem se consolidando, também no setor cafeeiro, por meio da adoção de novos equipamentos como os secadores de Bandeja, Unidades de Tratamento de Ar e Trocadores de Fogo Indireto, desenvolvidos e patenteados pela Cool Seed.
Evidentemente que estas tecnologias, em um primeiro momento, somente estão ao alcance do médio e grande produtor, pelo porte dos equipamentos e valores de investimentos, mas o grande desafio para a empresa, de agora em diante é tornar a tecnologia acessível também ao pequeno produtor.
Revista Grãos Ed. 79 – 2016.